Fluxograma de Pedidos no CRM

Apresentamos abaixo o Fluxograma de um Pedido no CRM.

Primeiramente ele será apresentado da forma visual, em seguida será detalhado as etapas em sequencia.

Detalhando o Fluxo do Pedido dentro do CRM.

  1. Comercial coloca o pedido
  2. Atendimento realiza a positivação do pedido.
    • Caso o pedido não passe pela positivação por desacordo comercial ou não cumprimento de alguma regra interna o mesmo deve voltar para o comercial, que deve resolver com o cliente e depois de resolver o pedido volta para a Positivação.
  3. O pedido vai para o Faturamento que verifica qual a forma de pagamento.
    • Se o pedido for a prazo, o pedido segue para analise de crédito
      1. Se não for aprovado financeiramente, o pedido volta para o comercial, que deve resolver com o cliente e depois de resolver o pedido volta para a Positivação.
    • Se o pedido for a vista, o pedido deve seguir para faturamento.
  4. Financeiro deve criar a Fatura.
  5. Financeiro deve criar nota fiscal.
  6. Financeiro deve criar boleto bancário, se necessário.
  7. Financeiro envia nota e boleto para o cliente.
  8. Financeiro entra em contato com o cliente verificando o recebimento.
    • Se o cliente não confirmar o recebimento ou qualquer desacordo for discutido neste momento, o pedido deve voltar ao comercial que deve resolver com o cliente e depois de resolver o pedido volta para a Positivação, seguindo um novo caminho.
  9. Financeiro cadastra o pedido em contas a receber no sistema financeiro.
  10. O pedido vai para compras.
  11. Compra cria a ordem de compras no CRM.
  12. Compra envia o pedido de compra para fornecedor.
  13. Compra confirma o recebimento com o fornecedor.
  14. Compra aguarda a entrega do pedido.
    • Se pedido não for entregue na data, compra deve cobrar a entrega com o fornecedor e deve sempre que tiver um posicionamento do fornecedor, atualizar o CRM com as novas datas previstas.
  15. Quando entregue, compras solicita a emissão de nota fiscal de envio.
  16. Financeiro faz a nota fiscal.
  17. Compra faz a etiqueta e controle de frete
  18. Atendimento/Compras agenda a coleta com a transportadora.
    1. Atendimento/Compras deve garantir que a coleta seja realizada, caso não aconteça deve cobrar a coleta da transportadora até que seja feia.
  19. Após a coleta ser feita, compra atualiza o CRM com as informações de envio.
  20. O CRM alerta o atendimento de todos os pedidos que estão atrasados, e o atendimento deve entrar em contato com a transportadora e garantir que a entrega seja realizada, e sempre que tiver interações com o cliente ou com a transportadora deve anotar registrar no CRM.
  21. Após o pedido ser entregue, atendimento atualiza as informações do CRM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *