Apresentamos abaixo o Fluxograma de um Pedido no CRM.
Primeiramente ele será apresentado da forma visual, em seguida será detalhado as etapas em sequencia.

Detalhando o Fluxo do Pedido dentro do CRM.
- Comercial coloca o pedido
- Atendimento realiza a positivação do pedido.
- Caso o pedido não passe pela positivação por desacordo comercial ou não cumprimento de alguma regra interna o mesmo deve voltar para o comercial, que deve resolver com o cliente e depois de resolver o pedido volta para a Positivação.
- O pedido vai para o Faturamento que verifica qual a forma de pagamento.
- Se o pedido for a prazo, o pedido segue para analise de crédito
- Se não for aprovado financeiramente, o pedido volta para o comercial, que deve resolver com o cliente e depois de resolver o pedido volta para a Positivação.
- Se o pedido for a vista, o pedido deve seguir para faturamento.
- Se o pedido for a prazo, o pedido segue para analise de crédito
- Financeiro deve criar a Fatura.
- Financeiro deve criar nota fiscal.
- Financeiro deve criar boleto bancário, se necessário.
- Financeiro envia nota e boleto para o cliente.
- Financeiro entra em contato com o cliente verificando o recebimento.
- Se o cliente não confirmar o recebimento ou qualquer desacordo for discutido neste momento, o pedido deve voltar ao comercial que deve resolver com o cliente e depois de resolver o pedido volta para a Positivação, seguindo um novo caminho.
- Financeiro cadastra o pedido em contas a receber no sistema financeiro.
- O pedido vai para compras.
- Compra cria a ordem de compras no CRM.
- Compra envia o pedido de compra para fornecedor.
- Compra confirma o recebimento com o fornecedor.
- Compra aguarda a entrega do pedido.
- Se pedido não for entregue na data, compra deve cobrar a entrega com o fornecedor e deve sempre que tiver um posicionamento do fornecedor, atualizar o CRM com as novas datas previstas.
- Quando entregue, compras solicita a emissão de nota fiscal de envio.
- Financeiro faz a nota fiscal.
- Compra faz a etiqueta e controle de frete
- Atendimento/Compras agenda a coleta com a transportadora.
- Atendimento/Compras deve garantir que a coleta seja realizada, caso não aconteça deve cobrar a coleta da transportadora até que seja feia.
- Após a coleta ser feita, compra atualiza o CRM com as informações de envio.
- O CRM alerta o atendimento de todos os pedidos que estão atrasados, e o atendimento deve entrar em contato com a transportadora e garantir que a entrega seja realizada, e sempre que tiver interações com o cliente ou com a transportadora deve anotar registrar no CRM.
- Após o pedido ser entregue, atendimento atualiza as informações do CRM.